Emissão Renascença | Ouvir Online

Mau tempo pode causar mais derrocadas na Madeira

05 nov, 2012

"Tenham cuidado com a circulação automóvel, evitem as zonas fragilizadas onde pode haver derrocadas, tentem desimpedir, no que for possível, os cursos de água", recomenda a protecção civil.

Mau tempo pode causar mais derrocadas na Madeira
As derrocadas provadas pelas fortes chuvas que caíram nas localidades de São Vicente e Porto Moniz, na Madeira, fizeram cinco feridos e arrastaram uma habitação. A costa norte da ilha é a zona mais afectada pelas fortes chuvadas que caíram durante toda a noite. Nesta altura procede-se à avaliação dos estragos. A Madeira esteve até há pouco sob aviso meteorológico laranja, o segundo mais grave, segundo o Instituto de Meteorologia.
É provável que esta noite surjam mais derrocadas na Madeira, já que se prevê o agravamento do tempo nas próximas horas. O alerta é dado pelo presidente da protecção civil do arquipélago, Luís Neri.
 
"É natural que possa haver mais algumas situações semelhantes, até porque vem aí mais uma noite com chuva, semelhante ao que se passou esta noite. Por isso, as situações que mais nos preocupam vão certamente ocorrer."

Luís Neri explica que o organismo a que preside está em contacto com o Instituto de Meteorologia, mas refere que não é fácil prever exactamente que parte da ilha vai ser mais afectada pelo tempo adverso.

Por isso, as recomendações da protecção civil são gerais para toda a população: "Tenham cuidado com a circulação automóvel, evitem as zonas fragilizadas onde pode haver derrocadas, tentem desimpedir, no que for possível, os cursos de água".

O mau tempo na Madeira causou cinco feridos, dois dos quais em estado que inspira maiores cuidados, e foram levados para o hospital do Funchal. A situação aconteceu esta madrugada na freguesia da Ribeira da Janela, concelho de Porto Moniz, fustigada por fortes chuvas.

Ainda há estadas encerradas, escolas que não abriram e a povoação do Seixal continua isolada.