Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal com a 3ª taxa de desemprego mais elevada da OCDE

09 out, 2012

Já a taxa média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico manteve-se, em Agosto, nos 7,9%.

Em Agosto, Portugal era o terceiro país da OCDE com a taxa de desemprego mais elevada, com um novo máximo de 15,9%, apenas superada pelos 25,1% da Espanha e 24,4% (em Junho) da Grécia.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego harmonizada em Portugal subiu de 15,7% em Julho para 15,9% em Agosto.

Nesse mês, a taxa de desemprego média nos países da OCDE manteve-se nos 7,9%, enquanto nos países da Zona Euro permaneceu estável pelo segundo mês consecutivo, nos 11,4%, após 13 meses de sucessivos aumentos.

Apontando as "grandes diferenças" entre as taxas de desemprego registadas nos vários países da organização, a OCDE destaca o contraste entre os níveis recorde de Espanha, Grécia e Portugal e as taxas inferiores a 5,5% na Austrália, Áustria, Alemanha, Japão, Luxemburgo, México e Holanda.

De acordo com as estimativas da organização, em Agosto havia 47,8 milhões de pessoas desempregadas na região. Destes, 11,9 milhões eram jovens.