Tempo
|

Mário Soares ausente de cerimónias do 5 de Outubro

05 out, 2012

Comemorações decorrem esta manhã, pela primeira vez, em recinto fechado. Primeiro-ministro está ausente do país e discurso do Presidente da República é o mais aguardado.

Mário Soares ausente de cerimónias do 5 de Outubro
Por discordar do novo palco das comemorações, Mário Soares confirmou ao jornal “i” que não vai estar presente nas cerimónias oficiais do 5 de Outubro.

“Não vou ao 5 de Outubro porque acho indecente a recusa de um Presidente da República de ir a um sítio histórico. Não faz sentido deslocar as comemorações para um sítio escondido por medo de se ser apupado”, argumentou na quinta-feira.

Pela primeira vez desde 1910, as comemorações oficiais do dia 5 de Outubro vão ser realizadas noutro local que não a Praça do Município, transitando para um recinto – o Pátio da Galé.

“Parece que se vive numa espécie de clandestinidade”, considerou o antigo Presidente, que contesta o quebrar da tradição.

“A tradição é comemorar o 5 de Outubro na Praça do Município. Metem-se num pátio para fugir”, criticou.

A mudança de local terá sido pedida por Cavaco Silva, por recear manifestações populares. Pela mesma razão, o Presidente decidiu não abrir os jardins do Palácio de Belém ao público.

A Presidência argumenta que as razões são “de contenção de custos”.

Ausente está também o primeiro-ministro, que se encontra de visita oficial à Eslováquia e Malta. Em sua representação, está o ministro da Defesa, José Aguiar Branco.

Ao longo do dia, estão previstas várias manifestações em Lisboa, umas de iniciativa sindical outras marcados pelas redes sociais. A polícia está em alerta.