Tempo
|

Cavaco Silva chama chefes militares a Belém

26 set, 2012 • Ana Rodrigues

A Renascença apurou que o encontro será no dia 1 de Outubro.

Cavaco Silva chama chefes militares a Belém
As chefias militares confirmam à Renascença uma reunião com o Presidente da República na sequência do anúncio de cortes no efectivo das Forças Armadas. O encontro com os três ramos das Forças Armadas está marcado para segunda-feira.

Fontes militares confirmaram que o telefonema da Presidência da República chegou aos três ramos das Forças Armadas sem explicações. Apenas se sabe que o encontro está marcado para dia 1 de Outubro e conta com a presença dos chefes militares do Exército, da Força Aérea e da Armada e ainda com o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas.

Na semana passada, o general Luís Araújo admitiu que os militares são seres humanos, que estão dispostos a sacrifícios mas não são submissos. Declarações numa entrevista que caíram como uma bomba no Governo, mas que levantou uma onda de solidariedade entre os militares.

Fontes contactadas pela Renascença garantem que os militares se revêem nesta afirmação, já que a revolta contra os cortes na defesa está a aumentar.

Hoje, Lima Coelho, da Associação Nacional de Sargentos exclama um “até que enfim” o Presidente da República resolveu agir. É que as associações militares têm pedido a intervenção do Chefe de Estado para travar aquilo que consideram ser um ataque feroz às Forças Armadas.

Os militares vão reunir-se esta quarta-feira para definir a eventual participação no protesto agendado para sábado contra as medidas de austeridade.