Ouvir Emissão
Acabou de Tocar BRYAN ADAMS - STRAIGHT FROM THE HEART Acabou de Tocar

Últimas NotíciasPaísMundoPolíticaEconomiaReligiãoCulturaSaúde e CiênciaInfo A-ZEspeciaisPodcast

2012

Salários baixam pela primeira vez em 14 anos

  • Áudio Salários baixam pela primeira vez em 14 anos

Segundo um estudo da consultora internacional Mercer, um quarto das 296 empresas analisadas congelou salários em 2012.
24-09-2012 6:34 por Vera Pinto 
Os salários em Portugal baixaram em termos absolutos pela primeira vez em 14 anos. Em 2012, a redução chegou mesmo aos 5%, nalguns casos. As contas são da consultora internacional Mercer que esteve a analisar a evolução dos salários em Portugal, com base em 296 empresas e 108.837 postos de trabalho.

Há pelo menos quatro anos que os portugueses têm vindo a perder poder de compra. O preço dos produtos tem subido a um ritmo que os salários não conseguem acompanhar, mas em 2012 o rombo foi ainda maior. Verificou-se mesmo uma regressão salarial.

“Desde 2008 tem-se verificado na generalidade das funções, uma queda dos salários reais, ou seja, o aumento dos salários reais não tem acompanhado o ritmo da inflação, mas em 2012, além disso, eles regrediram em termos absolutos”, explica à Renascença Tiago Borges.

O analista da Mercer sublinha ainda que existem entre “3 e 5% de quebra dos salários reais”.

Para além do desemprego, os novos colaboradores, que vão substituir quem vai para a reforma, por exemplo, entre no mercado, “com salários abaixo do que eram em anos anteriores”, confirma Tiago Borges.

Outro dado a reter deste estudo é que 26% das empresas analisadas congelaram salários para todos os trabalhadores em 2012. Segundo o estudo da Mercer, um quarto das empresas tomou esta opção devido à crise.
PARTILHAR

Comentários (22)
  • » Paula, Alentejo, 24-09-2012 14:47

    Falam de ordenados da função pública que baixaram e de privados que não aumentaram. Eu posso dizer que o meu ordenado líquido, não o ordenado bruto, baixou só 35%, não 5%. E ter trabalho já é algo, que também só irá duarar mais dois meses. E depois? Mas estes valores não são considerados. E como eu deve haver muito mais gente.
  • » silva, lx, 24-09-2012 14:39

    vai começar o sermão e a missa cantada.
  • » toze, lisboa, 24-09-2012 14:18

    5%?!?!? desculpe. sou trabalhador do estado e, em virtude do corte dos subsidios em 2012 e de 3,5% do salário bruto em 2011, estou a receber menos 18% do que recebia anualmente antes de todos estes cortes. já para não falar do congelemento da progressão na carreiras desde 2002
  • » Maria, Lisboa, 24-09-2012 13:56

    Tem graça! Os salários dos políticos e dos que mamam à conta deles, aumentaram!!
  • » Pedro Costa, Lisboa, 24-09-2012 12:32

    Vejam este video sobre o que estão a fazer na Islandia para tornar o sistema democrático verdadeiramente democrático. Sem os exageros habituais que se têm visto. Realizado por um português. http://www.youtube.com/watch?v=JGwMIlpgR2A
  • PUB
  • » Indignado, lisboa, 24-09-2012 12:07

    Há portugueses que viram os seus rendimentos aumentar, a começar pelo Borges que recebe por um part-time, 100 mil euros mensais, isentos de impostos e todos os que foram nomeados por este governo e que são centenas, para comissoes de acompanhamento e comissões de acompanhamento, etc. e que já se transformou num regabofe. Tiram aos trabalhadores, pensionistas e reformados para darem aos boys, que neste governo é a maior pouca vergonha alguma vez vista.
  • » Fernando, alentejo, 24-09-2012 11:35

    Maldita a hora que os portugueses escolheram os incompetentes do PSD/CDS para nos desgovernar. Estes com a ajuda do BE e PCP tudo fizeram para não ser aprovado o PEC IV que obrigou à intervenção posterior do FMI/UE/BCE - a famosa troika. Bastava cumprir o Memorando e até renegociar algumas medidas para os efeitos na economia e na vida dos portugueses ser aceitável. Qualquer partido ( PS, PSD, CDS e até o BE) poderia governar Portugal com o dinheiro que foi dsiponibilizado pela troika se cumprisse os objectivos do déficit. O país entrou em sérias dificuldades de financiamento quando não foi aprovado o PEC IV, logo a repetida mentira da bancarrota tem como principais responsáveis o PSD/CDS com a pressa de irem ao pote. Não mintam aos portugueses. Portugal desde que entrou na UE sempre viveu acima das suas possibilidades, porque sempre entraram e continuam a entar muitos milhões a fundo perdido, que vão para aos bolsos de alguns mamões.
  • » Artur, Lisboa, 24-09-2012 11:31

    Ainda não pagaram a falência dos bancos e negócios ruinosos, Duarte Lima e os outros, foram muitos milhões. Não gostaram do PEC, a mudança também foi uma bela conta. O saldo para ser pago ainda vai durar muito tempo. Agora temos que pedir a estes para nos informarem o andamento do saldo, não fiquem a pensar que estes só sabem gastar bem! Estes e os outros aprenderam na mesma escola. Cuidado!
  • » António Martinho, aveiro, 24-09-2012 11:27

    Os portugueses só ouvem falar de cortes e redução de salários.O que não ouvimos falar é sobre a responsabilização dos politicos. Onde gastaram o dinheiro,qual a proveniência das suas fortunas.Disso os politicos não falam. Não interessa. De onde aparece o dinheiro para o nosso ex.1º ministro se manter em Paris sem trabalhar.Triste fado o dos portugueses.Tenho esperança que isto mude, mas parece-me que com manifestações pacificas não vamos lá.
  • » MAXIXE, BASTO-CABECEIRAS DE BASTO, 24-09-2012 11:26

    RARO COMENTO. NÃO INSULTO NEM DIGO PALAVRÕES. ESCREVO AQUILO QUE SE PASSOU PELA MINHA VIDA E AQUILO QUE SEI. SERÁ POR SER DO NORTE E, TER A RODEAR-ME AS SERRAS DO MARÃO, ALVÃO CABREIRA BARROSO E GERÊS? SERÁ POR TER GÉNESE GALAICO-CELTA E NÃO DA MAURITÂNIA, DO NORTE DE ÁFRICA E LUSITANO? SERÁ PORQUE COMECEI A TRABALHAR AOS QUATRO ANOS E NÃO TINHA SOCOS PARA IR PARA A ESCOLA? SERÁ PORQUE, BOM OU MAU, MAS SOU CATÓLICO? POIS PARA CRISTO, COMO DIZ S.PAULO, NÃO EXISTE GREGO NEM ROMANO, MAS SOMOS TODOS UM EM CRISTO SENHOR? COMECEI A ESTUDAR AOS 21 ANOS NA TROPA, DEZ ANOS, DEPOIS AOS 66, FUI PARA A U.MINHO DE NOITE NO CURSO LIVRE DE INGLÊS E DEPOIS GESTÃO.FOI CHEFE DE SERVIÇOS, NUM BANCO INGLÊS EM MOÇAMBIQUE E GERENTE DE AGÊNCIA, NUMA EMPRESA DINAMARQUESA EM SACAVÉM, POR FIM VOLTEI A ACTIVIDADE BANCÁRIA, COMEÇANDO PELO ESCALÃO MAIS BAIXO E NÃO FUI NINGUÉM EM 15 ANOS, QUE LÁ TRABALHEI, PORQUE NESTE PAÍS SÓ SOBE NA VIDA, QUEM NÃO TRABALHA, É TOPO-GIGIO E LEVA A LISBOA, UM PRESUNTO ÀS COSTAS, MAS DE PORCO BÍSARO, NÃO DE PATA NEGRA, QUE ISSO É UMA TRETA E, UMA CAIXA DE BOM VINHO EM CADA MÃO. EM PORTUGAL, NAS ATIVIDADES QUE DESEMPENHEI, NA MAIOR PARTE, QUEM MAIS REIVINDICA, QUEM MENOS TRABALHA, É GENTE DE ESQUERDA E ARRUACEIRA? QUE A MAIOR PARTE DOS NOSSOS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES, DEVIAM DE ANDAREM A LIMPAR RIOS EM DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO? METIDOS NA ÁGUA? QUE SÓ EXISTE ECONOMIA VIÁVEL, OS EMPRESÁRIOS, CONSIDERANDO O BOM TRABALHADOR COMO O MELHOR ACTIVO DA EMPRESA E SALÁRIO COM
  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
Mais um corte nas reformas



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO