Está apresentado o Plano Nacional de Cinema, um projecto conjunto entre o Ministério da Educação e a secretaria de Estado da Cultura, cujo objectivo é a introdução de filmes nos planos escolares. São 50 películas escolhidas que vão desde Tim Burton ou Charles Chaplin a Manoel de Oliveira.
Já a partir deste ano lectivo, o projecto-piloto abrange para já 23 escolas de todo o país, com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário. São cerca de três mil alunos nesta fase de arranque.
Sem que haja uma quota para o cinema português, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, destaca a importância do cinema para a formação cultural dos estudantes.
“A escolha foi natural, de filmes portugueses. Penso que isso vai ser muito importante. Por outro lado, é o reconhecimento de que o cinema é absolutamente decisivo para a formação cultural dos estudantes”, disse.
O plano é preparado pelos professores com a turma e o único dinheiro que sai do Estado é para pagar os direitos de exibição dos filmes nas escolas, já a partir deste ano lectivo.