Tempo
|

Cavaco sente o pulso à população horas antes de ouvir Gaspar

21 set, 2012

Presidente da República foi a Évora para inaugurar a fábrica da Embraer. À tarde, ouve o ministro das Finanças no Conselho de Estado.

Cavaco sente o pulso à população horas antes de ouvir Gaspar
O Presidente da República, Cavaco Silva, foi recebido esta sexta-feira, em Évora, por uma ruidosa manifestação de cerca de 200 pessoas, concentradas perto das novas fábricas da construtora aeronáutica brasileira Embraer.

Nos arredores da fábrica foi colocado um perímetro de segurança apertado, a cerca de 200 metros de distância do local onde o Presidente da República se movimenta, mas tal não impediu os manifestantes de gritarem palavras de ordem com as medidas de austeridade, como "FMI não manda aqui", "É preciso, é urgente, uma política diferente" e "Cavaco, Passos e Portas é tudo a mesma tropa".

A concentração foi convocada pela União dos Sindicatos do Distrito de Évora (USDE), afecta à central sindical CGTP, que é hoje recebida pelo primeiro-ministro, à tarde.

A visita de Cavaco Silva à Embraer é interdita aos jornalistas.

Em tempo de crise, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto, vê as fábricas brasileiras uma esperança para o Alentejo.

As duas fábricas da Embraer implicam um investimento global de 177 milhões de euros e a criação de várias centenas de postos de trabalho.