Emissão Renascença | Ouvir Online

Gestor que considera Passos "o melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro" vai para a RTP

05 set, 2012

Alberto da Ponte deixou este ano o cargo de presidente da empresa que vende a cerveja Sagres, tendo rumado à Holanda para assumir funções na Heineken.

Gestor que considera Passos "o melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro" vai para a RTP

Antigo presidente da Sociedade Central de Cervejas (SCC), Alberto da Ponte vai ser o novo líder do conselho de administração da RTP, de acordo com informação disponível na página na Internet da própria RTP.  Em entrevista publicada em Março no jornal "i", Alberto da Ponte disse que Pedro Passos Coelho é o "melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro".
 
Na mesma entrevista, o gestor sublinhou a necessidade de Portugal ser um "bom aluno" na aplicação do programa de ajustamento económico, de forma a recuperar a imagem internacional junto dos credores.

Alberto da Ponte deixou este ano o cargo de presidente da SCC, tendo rumado à Holanda para assumir funções na Heineken. O gestor foi presidente da SCC durante oito anos.

Alberto da Ponte tem também no currículo passagens pela Jerónimo Martins, Schweppes Portugal e diversas experiências em Portugal e no estrangeiro ao serviço da Unilever. Nasceu em Lisboa, em 1952 e formou-se pelo ISCEF (actual ISEG) em 1975.

O site da RTP refere também que no conselho de administração mantém-se Luiana Nunes, que transita da administração anterior, e que José Lopes Araujo, da direcção jurídica da RTP, passa a vogal do conselho de administração.

A antiga administração da RTP, liderada por Guilherme Costa, pediu a demissão do cargo na semana passada, a qual foi aceite pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

O pedido de demissão surgiu na sequência do anúncio do consultor do Governo para as privatizações, António Borges, que referiu que a proposta em cima da mesa é para a concessão da RTP 1 a privados, ao contrário da indicação anterior de que seria privatizado um canal, e o encerramento da RTP 2.