Tempo
|

Restauração marca "dia sem cartões" para 25 de Setembro

30 ago, 2012

Em carta enviada a Passos Coelho, o sector deixa um apelo para salvar a “restauração da falência”, acrescentando que com o IVA nos 23% é "impossível honrar" compromissos.

O Movimento Nacional de Empresários da Restauração anunciou, numa carta enviada ao primeiro-ministro, que vai convocar para dia 25 de Setembro um "dia sem cartões" nos restaurantes.

"Decidimos que no dia 25 vamos fazer um apelo a que ninguém aceite cartões. O dia sem cartões de crédito. Uma das formas para pressionar quem tem poderes", afirmou à Lusa o coordenador do movimento, José Pereira.

Na carta, com a data de terça-feira, o movimento (criado este mês no Porto), faz "um apelo dramático e urgente para salvar o sector da restauração da falência", acrescentando que com o IVA nos 23% é "impossível cumprir e honrar" os compromissos, convocando, por isso, "o dia sem Terminal de Pagamento Automático (TPA) na restauração".

Além da iniciativa agendada para 25 de Setembro, está ainda por marcar a manifestação nacional, que será calendarizada de acordo com o programa da discussão do IVA na restauração no âmbito do Orçamento do Estado para 2013, esclareceu o documento do movimento.

José Pereira adiantou que na reunião de direcção da próxima semana vai ser decidido o modelo de uma outra acção de protesto, desta feita para "sensibilizar os senhores da 'troika'" (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) que se encontram agora em Portugal.

Na semana passada, o recém-criado movimento apelou à tomada de medidas pelo Governo para ajudar o sector e avisou que, caso tal não aconteça, vão convocar uma manifestação perante o Parlamento.