E a maior omelete do mundo está em… Ferreira do Zêzere

11 ago, 2012

São 10,5 milhões de calorias, que vão ser repartidas por todos quantos quiserem. Ferreira do Zêzere é a capital do ovo há um ano.
E a maior omelete do mundo está em… Ferreira do Zêzere
Ferreira do Zêzere entrou este sábado para o Guiness com a maior omelete do mundo. Foram precisas mais de cinco horas para cozinhar a iguaria com 6,466 quilos, o que equivale a mais de 160 mil ovos.

"É um recorde maior do que inicialmente previsto. Decidimos juntar mais uma tonelada", explica o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes.

A proposta inicial da autarquia era preparar uma omelete com cinco toneladas, o equivalente a 120 mil ovos, mas durante a tarde o número de ovos utilizados aumentou.

O antigo recorde pertencia à Turquia, com uma omelete de 4,401 quilos.

Para Jacinto Lopes, colocar o nome do concelho no Guiness World Records é uma maneira de "promover as empresas locais".

Ferreira do Zêzere é a capital do ovo há um ano. Com a confecção da maior omelete do mundo, o autarca acredita que o concelho terá "maior notoriedade".

A omolete gigante custou cerca de 120 mil euros, dos quais "cerca de 30 mil" foram suportados pela autarquia e os restantes por patrocinadores.

"Não é um custo. É um investimento. Esperamos ter retorno com o facto de sermos conhecidos em todo o lado", assume o presidente da Câmara.

Em termos de calorias… "Estão ali dez milhões e meio de calorias, o que equivale a cerca de uma caloria por cada português", revela, garantindo que “os ovos são pasteurizados, logo não há perigo de salmonelas. Todo o material utilizado na confecção da omelete foi desinfectado e os voluntários usaram fatos, máscara e luvas".

A quantidade da omelete dá para 20 mil pessoas, pelo que uma parte vai ser dada às Instituições Particulares de Solidariedade Social.

"Todos os que queiram vir buscar omelete estão à vontade. Num período de crise, ficaria muito satisfeito se não sobrasse nem um grama", afirma o autarca.

A omelete foi elaborada sob a coordenação do chefe de cozinha Pedro Mendes, que admitiu ter sido a que "mais trabalho" lhe deu a fazer.