Tempo
|

Multimédia

Renascença distinguida com o prémio "Media e Comunicação"

05 jul, 2012

Distinção foi atribuída pela Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital, num evento que pretende "destacar e reconhecer o valor da produção multimédia nacional e premiar o talento, a ousadia, a criatividade e a perspectiva empresarial".

Renascença distinguida com o prémio "Media e Comunicação"
A Renascença é a vencedora da 7ª edição do Prémio Nacional Multimédia na categoria “Media e Comunicação”. O projecto global multimédia desta rádio é assim destacado pela Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital (APMP), menos de um ano depois do lançamento da sua webtv – Renascença V - e da reformulação do seu site, também já premiado pela Universidade do Porto.

A Renascença é a vencedora da categoria "Media e Comunicação" da 7ª edição do Prémio Nacional Multimédia. A Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital (APMP) destacou o projecto global multimédia da Renascença, menos de um ano depois do lançamento da sua webtv – Renascença V+ - e da reformulação do seu site, também já premiado pela Universidade do Porto.

Os outros finalistas da categoria "Media e Comunicação" da 7ª edição do Prémio Nacional Multimédia, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa, eram o site da RTP e o site da TVI.

Para Graça Franco, directora de Informação da Renascença, este prémio "é o coroar de anos de trabalho" e chega numa altura em que emissora católica celebra o seu 75º aniversário.

"É muito importante para nós, num ano em que fazemos 75 anos, vermos que somos uma empresa que tem passado e que, fiéis ao nosso passado, sabemos projectar-nos no futuro e o futuro está, sem dúvida, no multimédia", sublinha Graça Franco.

O projecto da Renascença na plataforma online foi apresentado a concurso como tendo sido reformulado em Setembro de 2011, com redesenho de "layout" e introdução de novas funcionalidades no site, o lançamento de uma webtv - Renascença V+ - e uma oferta muito completa de aplicações móveis (android, iPhone e iPad).

"Marca d'Água", uma rubrica em formato vídeo com reflexões do cónego João Aguiar Campos, presidente do conselho de gerência do Grupo r/com - renascença comunicação multimédia, realizada por Ricardo Fortunato, foi finalista na categoria de cultura.

O Prémio Nacional Multimédia tem como objectivo "estacar e reconhecer o valor da produção multimédia nacional e premiar o talento, a ousadia, a criatividade e a perspectiva empresarial de quem vai fazendo o futuro deste sector".

Foi ainda considerada a "criatividade através do uso directo ou indirecto da tecnologia e a respectiva inovação interactiva entre imagem e som, através do uso de novos programas".

A APMP é uma organização que funciona como interlocutora da indústria multimédia nacional com a União Europeia e plataforma de discussão entre vários intervenientes do sector. Tem como associados algumas das mais destacadas empresas, escolas e estruturas nacionais ligadas à comunicação, informática e produção audiovisual.

O prémio inclui ainda as categorias educação e cidadania, arte e cultura, entretenimento, sites e aplicações, aplicações mobile, "premio Sony Escolas HD" e, por nomeação, o prémio personalidade. Estiveram a concurso cerca de uma centena e meia de trabalhos nas diversas áreas, apresentados por empresas, estabelecimentos de ensino, entidades públicas, organizações sem fins lucrativos,e profissionais singulares.