Tempo
|

Paredes de Lisboa e Porto enchem-se de obras colectivas

08 jun, 2012

A ideia é "construir uma obra de arte colectiva, participativa e efémera", diz a organização da Wallpeople.

Paredes de Lisboa e Porto enchem-se de obras colectivas

Em 32 cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa e Porto, serão construídas no sábado obras de arte colectivas em paredes, no âmbito da iniciativa Wallpeople, aberta à participação de toda a população.
 
O tema este ano é 'Express Yourself' ('Expressa-te') e, por isso, "as pessoas podem levar qualquer coisa que dê para pôr numa parede", explicou à agência Lusa a coordenadora do Wallpeople em Portugal, Ana Sena. 
 
Nos anos anteriores, os murais eram construídos apenas com fotografias, mas este ano os participantes podem levar também pinturas, poemas ou 'post-its' e o tema é livre. 
 
A ideia é "construir uma obra de arte colectiva, participativa e efémera" e esta pode ser uma "oportunidade para as pessoas mostrarem o seu trabalho, exporem sem ser num museu". 
 
Esta é a terceira vez que a iniciativa, que teve origem em Barcelona, chega a Portugal. Em 2010, decorreu no Largo de São Carlos, em Lisboa, e no ano passado foram construídos em Portugal dois Wallpeople, um na Travessa do Cotovelo, na capital, e outro na Rua Miguel Bombarda, no Porto.  
 
Este ano, o Wallpeople regressa ao Largo de São Carlos e à Rua Miguel Bombarda e o "esquema será igual aos anos anteriores". 
 
A montagem começa às 17h00, durará cerca de uma hora e depois "desfruta-se da exposição" até cerca das 19h00, altura em que as obras são retiradas da parede por quem as levou ou por outros. 
 
Na quarta-feira à tarde, nos eventos criados na rede social do Facebook, mais de 260 pessoas garantiam que vão estar presentes na iniciativa em Lisboa e mais de 120 no Porto. 
 
Além das duas cidades portuguesas, o Wallpeople realiza-se em simultâneo em Barcelona, Bilbao, Palma de Maiorca, Lleida, Madrid, Málaga, Valência e Léon (Espanha), San Juan de Porto Rico (Porto Rico), Santiago do Chile (Chile), Roma (Itália), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México e Monterrey (México), Lima (Peru), Caracas (Venezuela), Toronto (Canadá), Varsóvia (Polónia), Nova Iorque, Miami (EUA), Berlim (Alemanha), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia), Rio de Janeiro (Brasil), Budapeste (Hungria), Cidade do Panamá (Panamá), Guaiaquil (Equador), Bratislava (Eslováquia), Kuala Lumpur (Malásia) e Banguecoque (Tailândia). 
 
O Wallpeople é um projecto cultural com o objectivo de juntar pessoas num momento único, irrepetível, para a criação de uma obra de arte efémera.