Emissão Renascença | Ouvir Online

Gabinete independente encontra erro nas contas do Governo

31 mai, 2012

Queda da receita dos impostos indirectos, como o IVA ou o imposto sobre veículos, é maior que a anunciada pelo Governo, segundo esta análise.

Gabinete independente encontra erro nas contas do Governo
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), um gabinete independente que analisa para os deputados as contas públicas, diz que encontrou um erro nos últimos dados avançados pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO).

Segundo este relatório, avançado pela Lusa, a queda percentual da receita dos impostos indirectos (como o IVA, por exemplo) é quase o dobro do anunciado pelo Governo.

"Ao contrário do que foi divulgado pela DGO, a quebra da receita proveniente de impostos indirectos foi mais acentuada", diz a análise da UTAO à execução orçamental entre Janeiro e Abril, divulgada a 23 de Maio.

Os técnicos independentes explicam que na base deste erro estará a falha da DGO em somar a receita proveniente do IVA social entre Janeiro e Abril de 2011, no valor de 238 milhões de euros.

A UTAO refez as contas e diz agora que queda não foi de 3,5%, como anunciado, mas sim de 6,8%, devido aos 238 milhões de euros que não foram tidos em conta do IVA social recebidos em 2011.