Tempo
|

Pingo Doce arrisca coima de 15 mil euros por supermercado

02 mai, 2012 • Sandra Afonso

Autoridade da Concorrência só actua depois de receber auto de notícia da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que deve concluir as investigações em menos de uma semana.

Pingo Doce arrisca coima de 15 mil euros por supermercado

A cadeia Pingo Doce arrisca o pagamento de uma coima de 15 mil euros pela campanha do feriado de 1 de Maio, que pode ser multiplicada por supermercado, explica o presidente da Autoridade da Concorrência. “São sanções que podem ir até cerca de 15 mil euros por infracção”, diz Manuel Sebastião à Renascença.

Questionado se a coima pode ser multiplicada por supermercado, o responsável deixa a hipótese em aberto: “Vamos ver como é que o assunto se pode configurar”.

Manuel Sebastião explica que Autoridade da Concorrência só actua depois de receber um auto de notícia da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que deve concluir as investigações em menos de uma semana.

Em declarações à Renascença, o presidente da Autoridade da Concorrência diz que está em causa a violação da lei através de vendas abaixo de custo e esclarece que o regulador só entra em campo se a ASAE concluir que houve ilícitos.

“A Autoridade da Concorrência não está no terreno, não se desloca aos diversos locais onde essa possível infracção terá sido cometida”, refere Manuel Sebastião.

Em causa está a promoção dos supermercados Pingo Doce, que ofereceu descontos de 50% em compras acima de 100 euros, o que provocou uma corrida às compras.