Emissão Renascença | Ouvir Online

Jovem multado por ter pirateado três músicas

23 abr, 2012 • Maria João Costa

Associação Fonográfica pede ao Governo uma nova lei de combate à pirataria e considera que a "demora da justiça" acaba por não ter efeitos preventivos.

Jovem multado por ter pirateado três músicas
Um jovem foi multado por ter pirateado três músicas, duas delas de artistas portugueses. De acordo com a sentença do Tribunal Criminal de Lisboa, a que a Renascença teve acesso, outras duas pessoas foram absolvidas. Foram as músicas de João Pedro Pais, Delfins e Alanis Morissete que valeram duas multas ao jovem que as partilhou na internet.

A sentença foi conhecida seis anos depois de a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) ter entregado à Procuradoria-Geral da República 40 queixas contra pirataria de música.

“Na altura, acreditava-se que, de facto, era pela via da aplicação da lei existente que se podia começar a controlar o problema da pirataria na Internet. Volvidos seis anos, temos aqui a nu que não é com o quadro legal actual que se pode resolver o problema da pirataria. Repare que das cerca de 40 denúncias que foram efectuadas, chegaram ao fim muito menos de metade”, afirma à Renascença o presidente da AFP, Eduardo Simões.

A Associação Fonográfica pede ao Governo uma nova lei de combate à pirataria e considera que a "demora da justiça" acaba por não ter efeitos preventivos.

“Já nos foi reafirmado pelos próprios responsáveis governamentais que há essa intenção, que consta do programa do Governo, mas é necessário que se comecem a dar passos concretos neste sentido. Não basta fazer constar intenções, por melhor que sejam, se elas não forem concretizadas em tempo útil e o tempo útil para esta indústria está a passar muito rapidamente”, sustenta Eduardo Simões.

Em 2011, as vendas da indústria fonorgráfica caíram 26%.