Emissão Renascença | Ouvir Online

“Próxima geração de políticos será mais respeitadora do ambiente”, diz líder da Quercus

22 abr, 2012

No Dia Mundial da Terra, o responsável pela associação ambientalista Quercus diz que a esperança para o futuro está nas novas gerações.

“Próxima geração de políticos será mais respeitadora do ambiente”, diz líder da Quercus

Assinala-se este domingo o Dia Mundial da Terra. Apesar das constantes agressões ao planeta, a Quercus aponta alguns progressos.

Nuno Sequeira, presidente da associação ambientalista, regista, por exemplo, um cuidado maior quanto à utilização dos recursos da Terra.

“Penso que já nos últimos anos, tanto em Portugal como a nível global, evoluiu-se na nossa maneira de encarar o planeta. Deixámos de encarar o planeta como algo do qual podíamos extrair tudo, a nosso bel-prazer, recursos que julgávamos infinitos”, diz.

A verdade, todavia, é outra: “Neste momento, sabemos que não é bem assim, o planeta tem a sua capacidade de carga, tem os seus recursos que são finitos, tem limitações ao nível de absorção dos resíduos de todas as nossas actividades, tudo isso terá de ser tido em conta na celebração deste dia”.

Nuno Sequeira manifesta também satisfação pela forma como a geração mais jovem encara a preservação do planeta: “As crianças de hoje têm uma sensibilidade ambiental muito diferente do que tinham as gerações anteriores, por isso não temos dúvidas que a próxima geração de decisores políticos será muito mais respeitadora do ambiente e tomará medidas mais eficazes que as que foram tomadas nos últimos dez ou vinte anos”.

Entre as políticas em que mais importa apostar, o presidente da Quercus destaca as energias renováveis.