
Hoje ao vir à internet, deparei-me com uma noticia que me chamou à atenção: estudantes universitários a serem expulsos das residências universitarias.
Vim ler esta noticia que tanta atenção me despertou.
No final da minha leitura, deparei-me com um comentário que me enche-o de revolta, posso até dizer que me fez o tal "nó no estômago".
Sou aluna universitaria, estou a tirar uma licenciatura e estou a um ano de acaba-la, se me derem oportunidade. Sim é verdade, oportunidade.
Nunca tive qualquer tipo de ajuda do estado, nunca fui beneficiada por qualquer tipo de ajuda monetária externa além da do meu agregado familiar.
Mas mesmo assim doi, mas doi mesmo ver que há pessoas que consideram nos (alunos universitarios) , um peso para a sociedade.
Subsidio de ferias? Pois, nem toda a gente trabalha para o estado ou para uma empresa sem problemas graves de liquidação. Há muita gente neste pais que trabalha, ou trabalhou durante anos para pequenas medias empresas que agora fecham sem terem dinheiro para a indeminisação. Muitas dessas pessoas tem filhos universitários que vem o seu percurso academico por um fio. Trabalhar e tirar o curso ao mesmo tempo? sim, e uma boa opcção. Só existe um problema. O trabalho? Há é verdade.... ups, não há.
A crise existe sim, e só as pessoas que vivem no mundo do faz de conta é que não vêem o que se passa. Que só olham para o seu pequenino e irritante mundo, que falam de barriga cheia porque mesmo nãotendinheiro, tiveram a oportunidade de trabalhar para pagar o seu curso. Que tiveram o sonho e o prazer de tirar a licenciatura e agora perguntam de quantos licenciados precisa o pais. Que querem fazer parte de uma elite com menos membros possiveis e que não querem ver o seu ordenado baixar com novos concorrentes no mercado de trabalho. Eu sou difrente? não posso ter a minha oportunidade de acabar a licenciatura? O meu pai é licenciado e agora está desempregado, mas diz que tinha na virine da universidade papeis de empresas a pedirem licenciados para os seus quadros. Agora isso acabou. Agora o problema não está se temos ou não tempo nos horários para irmos ganhar uns trocos para comprar um livro mesmo necessário para uma cadeira, ou para pagar o transporte para as aulas, o problema está que não há trabalho para nós!
Há 3 anos atras, se cortassem a bolsa a toda a gente, veriamos que em 50 alunos, 5 iam para casa, e que desses 50 alunos só 9 ou 10 tinha um os os dois pais desempregados. Agora ao cortarem a bolsa, dos 50, 30 vão para casa porque agora a situação mudou e não são só os que antes eram considerados os "pobres" que vão embora.
Se ninguem se ajudar, se as bolsas não existirem,o pais anda para tras, nós nem temos aonde trabalhar para arranjar dinheiro!