Tempo
|

Galinhas portuguesas escapam a abate massivo

19 abr, 2012

Ministra da Agricultura reuniu-se, em Bruxelas, com o comissário da tutela para falar sobre o problema da seca em Portugal.

Galinhas portuguesas escapam a abate massivo

Portugal não vai proceder a um abate massivo de galinhas. A garantia foi deixada em Bruxelas pela ministra da Agricultura.

Assunção Cristas afirma que, até ao final do ano, Portugal tentará cumprir todas as regras comunitárias para o sector, mas não irá seguir o exemplo de outros países em matéria de abate de aves.

“Nós entendemos que na esmagadora maioria dos casos isso não se justifica. Estamos a falar de galinhas que já existiam antes da entrada em vigor da directiva e da obrigatoriedade total das novas gaiolas, desde 1 de Janeiro”, assegurou.

As declarações da ministra da Agricultura foram feitas à margem de uma reunião dos ministros europeus da Agricultura.

Nesta deslocação a Bruxelas, Assunção Cristas manteve também um encontro com o Comissário Europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, para falar sobre a situação de seca em Portugal.

No fim da reunião, a ministra disse aos jornalistas que a Comissão Europeia está sensível ao problema e tem um "acordo de princípio" com as decisões do Governo para enfrentar a situação.