Emissão Renascença | Ouvir Online

Exportação de vinhos portugueses corre bem

18 abr, 2012

As previsões para os próximos três anos são muito positivas e apontam para uma subida de 40%.

Portugal já exporta 400 milhões de euros em vinhos de mesa. O país já é o quarto fornecedor do Brasil e o primeiro de Angola, segundo dados avançados por Jorge Monteiro, da Viniportugal, uma agência de promoção do vinho português.

“Estamos a falar de exportar, só de vinhos tranquilos, 400 milhões de euros. O que tem sido mais importante tem sido a taxa de crescimento. Nós temos uma expressão muito grande no Brasil, onde somos o quarto fornecedor, mas temos uma expressão também importante na Alemanha, no Reino Unido, nos Estados Unidos, duplicámos as vendas na China e estamos a crescer nos mercados nórdicos”, disse Jorge Monteiro.

As previsões para os próximos três anos são muito positivas e apontam para uma subida de 40% em valor, o que representa 15% ao ano. No entanto, os exportadores debatem-se com um problema: o Brasil está a dificultar fortemente a importação de vinhos.

Outro problema de Portugal, segundo Jorge Monteiro, é a dimensão. É um país pequeno, com imensas marcas de vinho, mas só a marca “Mateus” é marca internacional.