Tempo
|

Ministério prepara nova prova de avaliação para professores

04 abr, 2012

"A peça essencial que garante a qualidade do ensino chama-se professor. Sem bons professores é muito difícil ter sucesso no sistema de ensino", defende Nuno Crato.

Ministério prepara nova prova de avaliação para professores
O Ministério da Educação está a preparar uma nova prova de avaliação para os professores. Os docentes, que querem ingressar na carreira ou que têm ainda pouco tempo de exercício de profissão, vão ter de fazer já este ano uma prova de avaliação de capacidades.

O anúncio foi feito esta tarde pelo ministro Nuno Crato à margem de um almoço do American Club em Lisboa. "Queremos dar, na formação inicial de professores, mais peso aos conteúdos. Ninguém pode ensinar muito bem se não dominar aquilo que vai ensinar. E estamos a introduzir uma prova de acesso à carreira docente, que, aliás, está na lei, mas que vai este ano ser implementada", indicou.

Os professores do quadro não terão de se submeter a esta avaliação, mas "para entrar na profissão, em termos definitivos, vai haver uma prova de acesso", garantiu.

O ministro da Educação recusa para já avançar mais pormenores sobre esta prova de acesso que vai influenciar o próximo concurso de professores. Nuno Crato garante que em breve explicará esta sua ideia em pormenor.

Nuno Crato referiu também a autonomia que progressivamente está a ser dada às escolas e manifestou o desejo de a ver reforçada. "Estamos a reforçar os contratos de autonomia, têm sido experiências muito positivas", disse, acrescentando que, havendo ainda concursos nacionais, a equipa que dirige gostaria também que "houvesse uma maior autonomia das escolas na contratação de professores".