Emissão Renascença | Ouvir Online

Desbloqueada verba para a reabilitação urbana do Porto

29 mar, 2012

Rui Rio tinha-se queixado do atraso no desbloqueamento das verbas, mas esta quinta-feira tudo acabou bem.

O Governo desbloqueou a verba de 1,2 milhões de euros do ano passado para a continuação do trabalho da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (SRU).

Rui Rio, presidente da autarquia, mostrou-se satisfeito com a decisão de um processo que se arrastava desde o ano passado. Há ainda verba idêntica referente ao ano em curso.

“As coisas acabam de uma forma positiva – como sempre achei que não tinha outra forma de acabar – mas não posso deixar de lamentar a forma como tudo isto ocorreu ao longo de quase um ano, o que demonstra que não terão entendido ainda a valia da reabilitação urbana, apesar de nos discursos políticos permanentemente se dizer que a reabilitação urbana é muito importante”, disse.

Esta é uma situação que, garante o presidente da Câmara do Porto, não se vai repetir. “Daqui para a frente – relativamente ao exercício de 2012 – o que se pretende é assinar um contrato programa em que logo à partida fica declarado que durante aquele ano há acesso a essas verbas e, portanto, a SRU sabe perfeitamente que tem aquelas verbas e não pode ir além delas. Se for além delas, então sim, é que há prejuízo. Era assim que devia ter sido feito e isso é que teremos ainda que aprovar na próxima assembleia geral”.

Para Rui Moreira, presidente da SRU, este é um momento que assegura a continuidade da Sociedade de Reabilitação Urbana, mesmo que as verbas tivessem sido disponibilizadas a um minuto para a meia-noite.

“Foi uma batalha longa, um tempo de muita ansiedade. Quando as coisas acabam bem, mesmo que seja a um minuto da meia-noite como foi o caso, vale a pena e, portanto, neste momento sabemos que temos condições para trabalhar”, refere.

Rui Moreira e Rui Rio falaram no final da assembleia da SRU. Em Abril elegem-se os novos corpos sociais.