Tempo
|

Seca

Viseu fecha barragem por precaução contra eventual falta de água

14 mar, 2012 • Liliana Carona

Fecho das comportas da Barragem de Fagilde acontece quatro meses antes do previsto.

Viseu fecha barragem por precaução contra eventual falta de água

Porque a chuva teima em não cair este Inverno, a Câmara de Viseu viu-se obrigada a fechar por precaução,em Janeiro, as comportas da Barragem de Fagilde. A situação é inédita já que o fecho costuma acontecer perto de Maio.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Américo Nunes, diz que a situação está controlada, mas para evitar problemas na distribuição de água, caso não chova nos próximos dias, decidiu que desde Janeiro as comportas da Barragem de Fagilde ficariam fechadas.

“Em Janeiro, portanto, coisa inédita há muitos anos. A barragem está cheia, não me recordo, há 20 anos, de alguma vez termos fechado as comportas tão cedo”, comenta Américo Nunes.

Para já não há problemas no abastecimento. O vice-presidente garante que é apenas uma medida de prevenção. “Penso que como tomámos esta medida atempadamente não deve haver problemas no abastecimento. Mas realmente temos a expectativa de que em Abril e Maio chova. Costumamos fechar a barragem no princípio de Abril, este ano revela a prudência”, refere.

A água é distribuída no âmbito de um sistema intermunicipal gerido por Viseu, onde participam ainda os concelhos de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.