Tempo
|

Cem milhões para programa de emergência alimentar

09 mar, 2012

Governo disponibiliza verba a partir de Abril.

Cem milhões para programa de emergência alimentar

O Governo vai disponibilizar, a partir do próximo mês, 100 milhões de euros para o programa de cantinas e emergência alimentar de apoio aos mais carenciados, disse esta sexta-feira o  secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social.

"Este programa é para garantir que quem necessitar desse apoio tenha acesso sem necessidade de existência de nenhum tipo de referenciação ou listagem, pois nós queremos que seja preservada a individualidade, a dignidade e confidencialidade das pessoas", afirmou Marco António Costa.

O governante falava aos jornalistas à margem da inauguração do lar de idosos Cristo Redentor, no Senhor da Serra, em Miranda do Corvo, uma unidade com capacidade para 60 pessoas, que funciona desde Outubro.
 
O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social reiterou que a prioridade do Governo é canalizar todos os meios financeiros de que disponha para apoiar as pessoas, promovendo ao máximo a sua inclusão social.

No caso do programa de cantinas e emergência alimentar, Marco António Costa disse que estão a ser implementados todos os mecanismos para que no mês de Abril o programa arranque no terreno "com toda a força". 
 
Segundo o governante, a rede de apoio alimentar vai passar de 50 pontos para mais de 960 em todo o país: "[Será] fundamentalmente assente nas estruturas já existentes no terreno, que estão a funcionar, que têm um conhecimento muito próximo da realidade social e que, portanto, com facilidade transportam o programa para o terreno, ajudando as pessoas".