Emissão Renascença | Ouvir Online

Contestação

Trabalhadores dos transportes podem voltar às greves

17 fev, 2011

Sindicatos vão promover uma concentração em Março à porta do Ministério dos Transportes.

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e das Comunicações (FECTRANS) não descarta a hipótese de novas paralisações no sector dos transportes. Por agora, está marcada uma concentração à porta do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, agendada para 2 de Março. Quanto à hipótese de novas greves, mantém-se em cima da mesa.

“Iremos fazer uma nova reunião, não estando excluída a hipótese de novas lutas convergentes dentro do sector de transportes”, diz à Renascença o coordenador da FECTRANS, Amável Alves.

Os sindicatos, que estiveram envolvidos nas greves da semana passada, decidiram avançar com uma manifestação à porta do Ministério dos Transportes para contestar os cortes salariais nas empresas do sector empresarial do Estado. "Os trabalhadores vão mostrar o seu descontentamento junto do Governo pelas medidas que tomou", afirma Amável Alves.

A concentração de dirigentes e activista sindicais dos transportes e comunicações está marcada para dia 2 de Março e, nesse mesmo dia, reúnem para definir novas acções.

Os sindicatos contestam os cortes salariais definidos pelo Governo, o bloqueio da contratação colectiva e a intenção do Executivo de privatizar algumas empresas.

O dirigente sindical avançou que, até à data da concentração, vão decorrer reuniões entre os sindicatos e as administrações de algumas das empresas dos sectores dos transportes e comunicações.

Na semana passada estiveram em greve os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, da CP, da Refer, da Soflusa, da Transtejo e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), entre outras.