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Turismo

Empresários do Douro criam estratégia para promover “destino de excelência”

29 fev, 2012 • André Rodrigues

Vinho do Porto, gastronomia, natureza, cultura e património são cartões de visita que a região apresenta para reforçar a internacionalização.

Empresários do Douro criam estratégia para promover “destino de excelência”
Foto: Egiudio Santos

Depois da marca Allgarve, criada em 2007 pelo Ministério da Economia para diversificar a oferta de lazer da região, o Douro dá o primeiro passo para se projectar, através de um projecto que junta 13 empresas, todas privadas, ligadas à restauração, aos vinhos e à promoção do património regional.

Sem querer copiar a campanha turística do Algarve, o alltodouro.com “recorre a um trocadilho linguístico que dá dimensão internacional à campanha, sendo igualmente bem acolhido pelo mercado nacional porque, na verdade, as pessoas percebe que estamos a promover a região do Alto Douro” num circuito que não se circunscreve à beleza dos socalcos.

Toda a oferta está pensada numa lógica de complementaridade que percorre a linha traçada pelo Rio Douro, “desde a cidade do Porto, que é porta de entrada no Alto Douro, até Vila Nova de Foz Côa, já dentro dos limites da área do Douro Internacional” diz Celeste Pereira, gestora de marca do projecto.

Traduzindo à letra, o slogan é “todos ao Douro, todos para o Douro, todos pelo Douro”, numa estratégia claramente vocacionada para a exportação “sem deixar de investir no mercado português, uma vez que não podemos esperar ser conhecidos lá fora sem sermos conhecidos na nossa própria casa”.

Celeste Pereira afirma que a prioridade “é explorar as potencialidades de um território riquíssimo,  mas cujo aproveitamento está abaixo daquilo que a região pode oferecer”.

Uma das formas de contrariar esta tendência é, “por um lado, construir que envolvam todos os parceiros e, por outro lado, criar momentos de animação que façam com que se contrarie a sazonalidade” da região, porque “o Douro é um território que está bem vendido na época alta, mas tem uma longa época baixa que é preciso contrariar”.

O grupo de trabalho, hoje apresentado no Porto, pretende criar um lobbie de promoção do Douro através da excelência dos recursos da região, consolidando-a como marca internacional e “como terra de oportunidades”, conclui Celeste Pereira.