Emissão Renascença | Ouvir Online

Ano do envelhecimento activo pretende valorizar papel dos idosos

28 fev, 2012

Programa nacional apresentado hoje. Joaquina Madeira, coordenadora, quer sensibilizar os responsáveis nacionais para a criação de melhores condições para se envelhecer de forma activa.

Ano do envelhecimento activo pretende valorizar papel dos idosos
Ao longo de 2012 assinala-se o ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações. O programa nacional é apresentado hoje.

O objectivo é revelar oportunidades para uma vida activa dos mais velhos, através do mercado de trabalho, do voluntariado ou dos cuidados em família.

À Renascença, Joaquina Madeira, coordenadora do programa nacional, considera ser preciso fazer um alerta à sociedade: “Ser uma voz activa, uma voz alta, no sentido de sensibilizar decisores e responsáveis para que sejam criadas em Portugal as melhores condições para se envelhecer de uma forma activa.”

Melhores condições de saúde e de segurança estão entre os aspectos elencados pelos organizadores: “Activa quer dizer útil, participativa, em melhores condições de saúde, em melhores condições de segurança.”

Com este ano europeu, pretende-se valorizar o papel dos idosos e garantir que também eles se sentem valorizados: “A preocupação é que os idosos sejam valorizados naquilo que fazem e na utilidade que têm para a sociedade”, explica Joaquina Madeira.