Tempo
|

SCUT só existem em “país de fantasia”, diz ministro da Economia

10 fev, 2012

Álvaro Santos Pereira afirmou que não existe o conceito “sem custos para o utilizador”.

SCUT só existem em “país de fantasia”, diz ministro da Economia

As ex-SCUT, (estradas sem custos para o utilizador), só foram possíveis num “país de fantasia”.

As palavras são do ministro da Economia, em Castelo Branco, onde foi confrontado com a contestação à cobrança de portagens no interior do país. Álvaro Santos Pereira afirmou que não existe o conceito “sem custos para o utilizador”.

O ministro falava no final de uma visita a empresas do distrito de Castelo Branco e prometeu programas específicos para o crescimento das regiões e combate às assimetrias.

Confrontado pelos jornalistas com a contestação à cobrança de portagens no interior do país, referiu que as estradas e infra-estruturas "têm um custo [por isso] ou se pagam directamente ou com os impostos".

Ou seja, "fingir que não têm custos para utilizadores, não têm custos de manutenção ou que não tiveram custos quando foram construídas, é manter um país de fantasia que existiu no passado, mas já não existe mais", sublinhou.
Segundo referiu, "não podemos esquecer partes do país privilegiando outras", sublinhou.

A partir deste sábado as viaturas de transporte de mercadorias registadas em Portugal e fora do país vão passar a ter descontos entre os 10 e os 25% nas portagens das antigas SCUT.

A medida estava prevista há um ano, mas a portaria só esta sexta-feira foi publicada em Diário da República.