Emissão Renascença | Ouvir Online

Instituto da Água garante que não há seca hidrológica em Portugal

09 fev, 2012 • Ana Lisboa

A nível dos grandes perímetros de rega e dos grandes abastecimentos urbanos, o fornecimento de Água está acautelado não só para este ano, como também para o próximo, assegura o especialista Rui Rodrigues.

Instituto da Água garante que não há seca hidrológica em Portugal

O Instituto Nacional da Água (INAG) garante que o país não está em seca hidrológica. Apesar da falta de chuva, a quantidade de água armazenada desde há dois anos é suficiente, não estando em causa os níveis de armazenamento.

“De maneira nenhuma [existe seca]”, assegura Rui Rodrigues, do INAG, em declarações à Renascença.

“No que tem a ver com os armazenamentos, estamos em condições ligeiramente abaixo da média, derivado de ultimamente não haver essa chuva, mas temos armazenamento que é resultante das precipitações ocorridas muito para trás deste início de Inverno e Outono secos”, explica.

O especialista afirma que “as chuvas do ano passado e de há dois anos que fizeram a reposição dos níveis de armazenamento ligeiramente médios”.

Rui Rodrigues ressalva que não quer dizer que “não possa haver [seca] mais tarde ao longo do ano” e diz que “se chover pouco, como está a chover, [pode haver] casos pontuais justamente para pequenos aproveitamentos para pequenas barragens”.

O essencial, diz Rui Rodrigues, é que “a nível dos grandes perímetros de rega, dos grandes abastecimentos urbanos, tudo isso está acautelado não só para este ano como também para o próximo.”