|

O que faz feliz uma galinha? Portugal arrisca multa de Bruxelas

26 jan, 2012 • Daniel Rosário

As galinhas precisam de espaço e tranquilidade para pôr ovos, mas os galinheiros portugueses não oferecem as condições desejadas.  A Comissão Europeia está a agir na qualidade de advogado dos interesses de cerca de 47 milhões de galinhas europeias.

O que faz feliz uma galinha? Portugal arrisca multa de Bruxelas
O que faz feliz uma galinha? Portugal arrisca multa de Bruxelas
As galinhas precisam de espaço e tranquilidade para pôr ovos, mas os galinheiros portugueses não oferecem as condições desejadas. A Comissão Europeia está a agir na qualidade de advogado dos interesses de cerca de 47 milhões de galinhas europeias.
As galinhas portuguesas não andam a ser bem tratadas e Bruxelas está preocupada. Portugal é um dos 13 Estados-membros que está "debaixo de olho" da Comissão Europeia e arrisca-se a pagar uma multa pesada.

Segundo a União Europeia, caso se trate de uma galinha poedeira, o seu bem-estar só pode ser garantido com uma gaiola dita “melhorada”, com mais espaço para fazer ninho, esgravatar e empoleirar-se.

Nos termos da directiva europeia dedicada ao assunto, que entrou em vigor A 1 de Janeiro, só podem ser utilizadas gaiolas que prevejam, para cada galinha, pelo menos 750 cm² de superfície da gaiola, além de um ninho, uma cama, poleiros e dispositivos adequados para desgastar as garras, que permitam aos galináceos satisfazer as suas necessidades biológicas e comportamentais.

Por não terem posto estas regras em prática, há agora 13 Estados-membros, entre os quais Portugal, que estão na mira da Comissão Europeia.

Bruxelas anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infracção e os países têm dois meses para corrigir a situação. Se isso não acontecer, o processo pode chegar a tribunal e envolver o pagamento de pesadas multas.

De acordo com os seus próprios dados, a Comissão Europeia está a agir na qualidade de advogado dos interesses de cerca de 47 milhões de galinhas europeias.