Emissão Renascença | Ouvir Online

CP encerra Linha do Leste a partir de Janeiro

17 dez, 2011

Empresa alega que a linha tem custos operacionais que rondam os 1,78 milhões de euros por ano e uma reduzida procura.

CP encerra Linha do Leste a partir de Janeiro
A CP vai suprimir, a partir de 1 de Janeiro, o serviço ferroviário de passageiros na Linha de Leste e na ligação Beja-Funcheira.

A empresa afirma em comunicado que "atendendo à conjuntura actual, à imperiosa necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes dos serviços em causa, não estão reunidas as condições para continuar a assegurar a exploração ferroviária destas ligações (Linha do Leste e Beja-Funcheira)".

A linha tem custos operacionais que rondam os 1,78 milhões de euros por ano e uma reduzida procura - média de 17 Passageiros por comboio - tem proveitos de apenas 147 mil euros por ano, alega a CP.

"No caso da ligação Beja- Funcheira, com custos operacionais na ordem dos 605 mil euros por ano, a reduzida procura - em média de quatro passageiros por comboio -- resulta em proveitos de apenas 16 mil euros por ano", lê-se no texto.

Para a CP, a baixa procura em ambas as ligações mostra "que o recurso a operadores rodoviários locais será a solução mais adequada para assegurar a mobilidade das populações".

A supressão de comboios na Linha de Leste e na ligação Beja-Funcheira é uma das medidas que estão previstas no Plano Estratégico dos Transportes (PET).