Emissão Renascença | Ouvir Online

Lisboa no 41º lugar da qualidade de vida

29 nov, 2011

A capital austríaca, Viena, surge no topo da classificação da qualidade de vida, segundo a “Mercer”, mas são as cidades alemãs e suíças dominam o “top 10”.

Lisboa no 41º lugar da qualidade de vida
Imagem tirada antes das obras

A capital portuguesa está entre as 50 cidades do mundo com maior nível de segurança e qualidade de vida, conclui o relatório anual da consultora internacional “Mercer”.

Foram analisadas 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação. A Europa domina as classificações do Estudo de Qualidade de Vida Mundial referente a 2011.

Viena (Áustria) surge no topo da classificação da qualidade de vida em termos mundiais, mas são as cidades alemãs e suíças que dominam o “top 10”. Cada um destes países apresenta cidades nas 10 primeiras.

Para construir esta classificação a consultora “Mercer” analisa factores como a educação, cultura, saúde, serviços públicos, transportes e habitação, entre outros.

Lisboa foi a única cidade portuguesa analisada e surge na posição 41 do ranking da qualidade de vida entre as 221 estudadas.

Quanto ao continente americano as cidades canadianas dominam a classificação: Vancouver surge no topo em termos regionais e em quinto em termos mundiais.

Já Auckland, na Nova Zelândia, é a cidade com melhor nível de vida na região da Ásia Pacífico e a terceira do mundo.

Passando ao Médio Oriente e África, o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é a cidade com melhor qualidade de vida, mas surge apenas no lugar 74 no ranking mundial.

Este ano, o estudo da consultora “Mercer” identifica, pela primeira vez, as cidades com a segurança pessoal mais elevada, tendo por base critérios como estabilidade interna, níveis de criminalidade, eficácia da política de segurança e das relações internacionais do país. Neste contexto, o Luxemburgo encontra-se em primeiro lugar, seguido de Berna, Helsínquia e Zurique, que dividem o segundo lugar.

Já a capital portuguesa encontra-se na posição 47 em termos de segurança pessoal entre as 221 estudadas.

Também aqui as cidades canadianas dominam o topo da classificação na região das Américas, com Calgary, Montreal, Ottawa, Toronto e Vancouver a ocuparem “ex-equo” a 17ª posição do ranking mundial.

O oitavo lugar da tabela vai para Singapura, que é a melhor cidade em termos de segurança pessoal na Ásia -Pacifico. Nesta região o topo das classificações é ainda dominado por países como Austrália e Nova Zelândia.

Seguindo até ao Médio Oriente e África, Abu Dahbi, também nos Emirados Árabes Unidos, obteve a melhor classificação da região e a posição 23 a nível mundial.

Olhando para o fim da tabela, a cidade iraquiana de Bagdad surge na pior posição, tanto na qualidade de vida como na segurança pessoal.