Tempo
|

Media

Presidentes de SIC e TVI contra privatização de canal da RTP

23 nov, 2011

Declarações feitas à margem do 21º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Francisco Pinto Balsemão considera que a alienação de um canal da RTP é um “mau negócio para o Estado”. O presidente do grupo Impresa defende que, no actual momento de dificuldades económicas, a decisão deve ser muito ponderada.

À margem do 21º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Pinto Balsemão reiterou não existir mercado publicitário para mais um canal privado.

“Neste momento com a crise que atravessamos e a descida da publicidade, é evidente que o aparecimento de mais um concorrente vai provocar um excesso de oferta que, por sua vez, baixará os preços”, refere.

Também o presidente da Media Capital insiste que a privatização de um dos canais da RTP é uma ameaça para toda a comunicação social portuguesa. Miguel Pais do Amaral também alerta para dificuldades no mercado publicitário.

“Existem dois canais estabelecidos com marcas muito fortes, com capacidade de programação muito forte, com capacidade de produção muito forte e, por outro lado, existe uma procura em declínio rápido: o mercado publicitário vai cair dois dígitos este ano. A procura está em baixa e a oferta é bastante forte, não é o cenário ideal para lançar um novo player”, disse.

De recordar que o Governo quer avançar para a privatização de um canal da RTP. O que continuar como canal público, segundo o ministro Miguel Relvas, não vai ter publicidade.