Tempo
|

Mulher de Durão Barroso assiste ao julgamento do caso Rui Pedro

17 nov, 2011

A mãe da criança desaparecida, Filomena Teixeira, faz-se acompanhar de Margarida Sousa Uva, mulher de Durão Barroso. "Há 10 anos que tenho acompanhado este caso, que faz parte da minha vida", explicou a esposa do ex-primeiro-ministro.

Mulher de Durão Barroso assiste ao julgamento do caso Rui Pedro

A sessão da tarde do julgamento do caso Rui Pedro teve início com a inquirição de Filomena Teixeira, mãe da criança desaparecida há 13 anos. Filomena Teixeira faz-se acompanhar de Margarida Sousa Uva, a mulher do presidente da Comisão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que se deslocou desde Bruxelas para acompanhar o julgamento.

"Estou aqui para apoiar a Filomena [Teixeira]", disse Margarida Sousa Uva. "Há 10 anos que tenho acompanhado este caso, que faz parte da minha vida desde que tomei conhecimento dele", explicou.

Margarida Sousa Uva foi sensibilizada para o caso do desaparecimento de Rui Pedro no momento em que foi contactada pela própria Filomena Teixeira, então na qualidade de mulher do primeiro-ministro de Portugal.

O advogado da família da criança desaparecida em 1998 - Rui Pedro tinha 11 anos - é Ricardo Sá Fernandes, que já manifestou confiança em que seja provada a culpa do único arguido neste processo. Não é certo que Afonso Dias fale em audiência, mas Sá Fernandes já disse que o depoimento do arguido pode ser determinante para apurar o que aconteceu à criança naquele dia 4 de Março de 1998.

A família de Rui Pedro arrolou cerca de 70 testemunhas e a defesa cerca de uma dezena, facto que pode assim prolongar o julgamento por várias semanas.