Emissão Renascença | Ouvir Online

Vasco Lourenço

"Militares continuam a ser um grande esteio da sociedade”

12 nov, 2011

Capitão de Abril marca presença na manifestação de militares que se realiza em Lisboa.

"Militares continuam a ser um grande esteio da sociedade”
Milhares de militares concentarram-se hoje em Lisboa para uma manifestação silenciosa contra "a enorme degradação da condição militar". O "Capitão de Abril" Vasco Lourenço juntou-se ao protesto, mas apelou à "calma", sublinhando que "as forças armadas só têm legitimidade para intervir se a democracia estiver em causa". Vasco Lourenço afirmou ainda que as declarações de Otelo Saraiva de Carvalho "são uma asneira muito grande" e que "ofendem os Capitães de Abril".

O capitão de Abril Vasco Lourenço juntou-se à manifestação de hoje, em Lisboa, onde deixou uma apelo à calma dos militares e lançou um repto ao Governo.

“Para já, [os militares] têm que ter calma. Os militares e a instituição militar, apesar de alguns não gostarem disso, continuam a ser um grande esteio da sociedade. Por isso mesmo, os militares têm que ter calma, agora, o poder também tem de ser suficientemente inteligente para ler os sinais que hoje aqui estamos a transmitir”, declarou Vasco Lourenço.

O capitão de Abril juntou-se hoje à manifestação de militares em Lisboa "para protestar contra a degradação da condição militar, mas também como cidadão, por causa do estado a que o País chegou". 
 
"A instituição Forças Armadas tem vindo a degradar-se há vários anos e a situação está a atingir pontos totalmente inaceitáveis", disse Vasco Lourenço, que é também presidente da Associação 25 de Abril. "Há que fazer um protesto forte", afirmou. 

Os militares concentraram-se no Rossio e desfilam até ao Ministério da Defesa, na Praça do Comércio.

Em simultâneo, mas noutro ponto de Lisboa, na Avenida da Liberdade, decorre uma manifestação de funcionários públicos, que deverá juntar cerca de cem mil pessoas.