Emissão Renascença | Ouvir Online

Comissão de Inquérito

Metro Mondego: Comissão desconhece paradeiro de 52 milhões

26 jan, 2011

Valor foi revelado hoje na Comissão Parlamentar de Desenvolvimento Regional.

O presidente da Comissão de Coordenação do Centro disse hoje desconhecer o destino dos 52 milhões de euros para o Metro Mondego, que estavam no Programa Operacional Regional e que a anterior tutela decidiu passar para os programas nacionais.

"Sempre defendi que este deveria ser um projecto para um programa nacional. Aliás, sugeri passar o financiamento do projecto Metro Mondego para o Plano Operacional de Valorização do Território [POVT] e a anterior tutela disse que sim, que poderia contar com isso", explicou Alfredo Marques.

Questionado pelos deputados presentes da Comissão Parlamentar de Desenvolvimento Regional, que insistiram em saber o destino da verba, Alfredo Marques afirmou: "o financiamento saiu do Programa Operacional regional e não foi tratada a colocação no POVT. Não está em lado nenhum".

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) falava hoje no Parlamento onde foram também ouvidos os responsáveis das comissões de coordenação do Centro, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo.

A Assembleia da República aprovou segunda-feira por unanimidade um projecto de resolução que recomenda ao Governo a continuidade das obras do Metro do Mondego em 2011, que foram suspensas devido ao Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) III.