Emissão Renascença | Ouvir Online

Greves

Vaga de greves nos transportes em Fevereiro

19 jan, 2011

Para Março deverão ser marcadas novas greves, admite o sindicalista Sérgio Monte.

Os Sindicatos dos Transportes e Comunicações da CGTP, UGT e Independentes reuniram esta manhã para definir o calendário das greves na semana de luta de 7 a 11 de Fevereiro.

Em resposta aos cortes salariais nas empresas do sector empresarial do Estado, o Metropolitano de Lisboa é a primeira empresa a parar, no dia 7, entre as 6h30 e as 11h30 da manhã.

No dia 9, os trabalhadores da Transtejo param três horas no início de cada turno, a Carris faz um plenário, entre as 10h00 as 14h00, e a STCP do Porto vai fazer uma greve parcial, embora ainda sem horas definidas.

No dia 10, há greves parciais na CP e, no dia 11, os trabalhadores da Soflusa param duas horas no começo de cada turno, o que tem implicações nas horas de ponta. Nesse mesmo dia, os funcionários das empresas de transportes privados de passageiros também podem parar.

Para Março devem ser marcadas novas greves, isto porque só em Fevereiro é que os trabalhadores vão ter uma noção mais real dos cortes que sofreram, diz Sérgio Monte, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Afins (SITRA).

Os sindicatos das empresas de transportes também estão a ponderar apresentar providências cautelares para travar os cortes salariais, mas apenas depois de concretizado o corte dos vencimentos.