Tempo
|

Tempo Quente

Calor está a afectar pastagens e reservas de água

18 out, 2011 • Ana Lisboa

A Renascença falou com o especialista em agronomia Melo e Abreu, que explicou os efeitos do prolongamento do tempo quente na agricultura, culturas perenes e recursos hídricos.

O tempo quente que se faz sentir não está a prejudicar a agricultura de uma maneira geral. No entanto, os pastos são afectados pelo calor, o que atinge a alimentação dos animais. É o que admite à Renascença o especialista Melo e Abreu, professor no Instituto Superior de Agronomia (ISA).

“Em termos de agricultura, na generalidade dos casos não haverá problemas”. “Há outras culturas, nomeadamente as culturas perenes, como é o caso das pastagens, são muito afectadas por esta situação, pela combinação do calor e da seca, que também está a aparecer concomitantemente com as temperaturas elevadas”, explica Melo e Abreu.

“Pode ter efeitos gravosos na alimentação dos animais e portanto aumentar as despesas dos produtores em arranjar alimentos de substituição”, diz.

Se entretanto vier muito frio, com geadas, isto pode afectar algumas árvores de fruto. “Quando há um período muito quente e depois se houver um período muito frio com geadas, não se dão os novos crescimentos. Como o caso das macieiras, das pereiras e de outras fruteiras”, diz o especialista.

Caso continue sem chover, isso pode por em causa os recursos hídricos. “Os recursos hídricos podem ser bastante afectados porque esta seca não vem numa altura muito favorável, porque é no Outono e no Inverno que se começa a acumular as águas nas barragens”, diz Melo e Abreu.

O especialista acrescenta que “se houver um baixo nível de armazenamento, que é o que está a acontecer, as chuvas, até chegar à quantidade de água utilizável, há muita reserva por preencher”. “Pode ocorrer que não haja escoamento superficial suficiente para encher as barragens, de que todos nós dependemos”.

As previsões meteorológicas apontam para chuva no domingo e durante a próxima semana, com temperaturas a rondar os 20 graus.