Emissão Renascença | Ouvir Online

Transportes

Trabalhadores da Carris agendam greve para Fevereiro

14 jan, 2011

Paralisação deve acontecer durante a jornada de luta no sector dos transportes e comunicações, marcada para esse período. 

Os representantes sindicais dos trabalhadores da Carris convocaram hoje uma greve a realizar entre 7 e 11 de Fevereiro. Exigem do Governo explicações sobre o plano de redução de custos na empresa.

Manuel Oliveira, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas, diz que "só falta definir o dia da paragem e a amplitude". Este responsável diz que os cortes salariais e a alegada recusa da Carris em iniciar o processo negocial deste ano são os motivos do descontentamento.

Os representantes sindicais decidiram ainda exigir uma audiência ao ministro dos Transportes, António Mendonça, e à administração da empresa, para esclarecimento do plano de cortes.

A 7 de Dezembro, o director de comunicação da Carris, Luís Vale, disse à Lusa que a empresa pode rescindir por mútuo acordo com 150 trabalhadores, se o plano de austeridade que apresentou for aprovado pelo Ministério das Finanças.

Com a convocação de uma greve para o início de Fevereiro, os trabalhadores da Carris juntam-se assim à jornada de luta no sector dos transportes e comunicações, marcada para o mesmo período.