Emissão Renascença | Ouvir Online

Marcha dos indignados

Dois manifestantes detidos em Lisboa

16 out, 2011

“Marcha da indignação” mantém-se com vigília frente à Assembleia da República.

Dois manifestantes detidos em Lisboa
Jovens ou menos jovens, desempregados, precários, reformados ou simplesmante solidários com o protesto, milhares de pessoas participaram este sábado numa manifestação em Lisboa contra o momento que o país e o mundo atravessam. Segundo a organização, a iniciativa terá juntado cerca de 100 mil "indignados". Uma nova manifestação foi agendada para 26 de Novembro.

A PSP confirma a detenção esta noite, junto à Assembleia da República, de dois manifestantes, que participaram na marcha da indignação que terá juntado em Lisboa 100 mil pessoas.

O intendente Luís Elias, da PSP, explicou aos jornalistas os motivos que levaram à detenção destes indivíduos.

“Na sequência do reassumir da posição na escadaria de acesso à Assembleia da República, houve uma linha de ordem pública que foi efectuada. Dois manifestantes resistiram e empurraram agentes da autoridade, motivo pelo qual foram efectuadas essas duas detenções”, disse.

O protesto deste sábado tem autorização para se prolongar até às duas da manhã. A partir dessa hora os manifestantes podem continuar, garante o intendente Luis Elias, desde que não prejudiquem os direitos dos outros cidadãos.

“Podem ficar, mas não permitiremos uma ocupação do espaço público. Queremos garantir que restantes cidadãos tenham direito à utilização do espaço público”, acrescenta.

Para já, o protesto continua sem incidentes, assistido de perto por um forte contingente policial.