Tempo
|

Indignados voltam à rua a 26 de Novembro

15 out, 2011

Milhares de pessoas saíram à rua em Portugal. Não há, no entanto, números oficiais de adesão aos protestos de hoje.

Dia 26 de Novembro a indignação contra o sistema político e financeiro volta a sair para as ruas de algumas das cidades portuguesas em novo protesto.

O anúncio foi feito por uma das oradoras que discursaram na concentração realizada esta tarde junto à Assembleia da República, em Lisboa.

O protesto chegou a ser marcado por alguma tensão e já começou a desmobilizar. Apesar disso ainda decorre a assembleia popular.

O Porto foi outra das cidades onde muitos participaram na indignação. De viva voz muitos explicaram os motivos da sua indignação.

Também houve protestos, esta tarde, em Braga, Évora e Faro, entre outras cidades nacionais.

Esta marcha da indignação foi mundial e decorre em perto de mil cidades de todo o mundo.

Em Roma, a polícia italiana recorreu a gás lacrimogéneo e canhões de água para tentar controlar alguns dos manifestantes.

Há ainda registo de montras de lojas partidas, carros incendiados e "cocktails molotov" lançados contra as forças da ordem.

Também o centro de Madrid e o de Barcelona estão cortados por milhares de manifestantes em concentrações pacíficas.
Na Alemanha, cinco mil pessoas manifestaram-se em Frankfurt, frente ao BCE, contra a política dos bancos, com base no exemplo do movimento norte-americano de protesto "occupy Wall Street".

Cerca de um milhar de pessoas concentraram-se também junto à praça Paternoster, nas imediações da Bolsa de Londres. Pretendiam ocupar o local em protesto, mas foram barrados pela polícia.