Emissão Renascença | Ouvir Online

Transportes

Ferroviários protestam em Lisboa contra medidas de austeridade

12 jan, 2011

Esta manifestação nacional, decidida a 23 de Dezembro, visa contestar as medidas inscritas no Orçamento do Estado. O sector ferroviário tem cerca de 10 mil trabalhadores.

Centenas de trabalhadores do sector ferroviário manifestam-se hoje, em Lisboa, num protesto nacional contra as medidas de austeridade do Governo. O protesto poder perturbar a circulação nas linhas suburbanas.

“Pensamos que vai ser uma boa manifestação, deverão estar presentes boas centenas de trabalhadores”, disse o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, sem precisar números.

Esta manifestação nacional, decidida a 23 de Dezembro, visa contestar as medidas inscritas no Orçamento do Estado, nomeadamente os cortes nos salários, nos valores das deslocações, nas ajudas de custo, bem como o aumento dos impostos, segundo um manifesto subscrito por sindicatos e comissões de trabalhadores.

Os ferroviários contestam também o “bloqueamento da contratação colectiva”, que afirmam “degradar as relações de trabalho”, bem como a intenção do Governo de privatizar algumas linhas da CP.

Os trabalhadores vão concentram-se às 13h45 na Praça do Rossio, de onde seguem para a residência oficial do primeiro-ministro, onde está prevista a entrega de uma moção.

O coordenador do SNTSF disse que a intenção dos sindicatos é que as perturbações na circulação ferroviária devido ao protesto “sejam mínimas”, alertando, contudo, para a possibilidade de se registarem alguns constrangimentos nas linhas suburbanas de Lisboa entre as 13h00 e as 17h00.

O sector ferroviário tem cerca de 10 mil trabalhadores.