Emissão Renascença | Ouvir Online

Os 288 dias que mudaram a vida de Sócrates e abalaram o país

04 set, 2015

Indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, o antigo primeiro-ministro  deixou esta sexta-feira a cadeia de Évora e passou para prisão domiciliária. Recorde os principais momentos dos últimos dez meses da vida do principal arguido da “Operação Marquês”.

Os 288 dias que mudaram a vida de Sócrates e abalaram o país

A notícia apanhou o país de surpresa numa noite de Novembro. José Sócrates tinha sido detido no aeroporto de Lisboa, quando regressava de Paris. Pela primeira vez, um antigo primeiro-ministro português ficava atrás das grades.

Indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, deixou esta sexta-feira a cadeia de Évora e passou para prisão domiciliária. Recorde os principais momentos dos últimos 288 dias da vida do principal arguido da “Operação Marquês”.

21 de Novembro de 2014
José Sócrates é detido no Aeroporto de Lisboa, quando chegava de um voo proveniente de Paris. No dia seguinte, acompanhou buscas à sua casa da Rua Castilho e foi presente ao juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), para primeiro interrogatório.

22 de Novembro
Procuradoria-Geral da República (PGR) revela a identidade de outros três detidos na “Operação Marquês”: o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista de José Sócrates, João Perna.

24 de Novembro
Decretada prisão preventiva ao ex-primeiro-ministro, indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. A mesma medida de coacção é aplicada ao seu motorista João Perna e ao empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crime económicos. Ao advogado Gonçalo Trindade Ferreira, o juiz determinou a proibição de contactos com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro e de se apresentar semanalmente às autoridades.

26 de Novembro
O ex-presidente da República Mário Soares é o primeiro político a visitar Sócrates na prisão em Évora. Considera que o ex-primeiro-ministro está a ser vítima de "um caso político" e de "uma campanha que é uma infâmia".

27 de Novembro
Na primeira de várias cartas que escreve a partir da prisão, Sócrates escreve classifica de "absurdas, injustas e infundamentadas" as acusações que lhe são dirigidas, afirmando que o caso "tem também contornos políticos".

29 de Novembro
O novo líder do PS, António Costa, refere-se à prisão preventiva de José Sócrates logo no seu primeiro discurso no congresso do PS, considerando-a um "choque brutal", mas separa política e justiça. Dias antes tinha dito que o partido não adopta a prática estalinista de eliminação de fotografias e assume toda a sua história.

4 de Dezembro
José Sócrates critica a "cobardia dos políticos", a "cumplicidade de alguns jornalistas" e o "cinismo das faculdades e dos professores de Direito" numa carta publicada no “Diário de Notícias.

16 de Dezembro
Supremo Tribunal de Justiça recusa apreciar o terceiro pedido para a libertação do ex-primeiro-ministro, considerando que o autor "não tinha interesse legítimo em agir".

23 de Dezembro
João Perna, o ex-motorista de José Sócrates, passa de prisão preventiva para prisão domiciliária.

21 de Fevereiro 2015
O administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda Castro é constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês".

23 de Fevereiro
O ex-primeiro-ministro deixa prisão por algumas horas  para ser ouvido num inquérito relacionado com a violação do segredo de justiça. O advogado João Araújo diz ter havido "fugas de informação de quem controla o processo".

24 de Fevereiro
Juiz decide manter José Sócrates e o empresário Carlos Santos Silva em prisão preventiva. O ex-motorista do antigo primeiro ministro, João Perna, vê a medida de coacção de prisão domiciliária ser alterada para liberdade provisória, mediante apresentação semanal à autoridade policial.

22 de Abril
O administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca é detido para ser ouvido pelas autoridades, depois de buscas realizadas à sede do grupo, na Quinta da Sardinha, no concelho de Leiria, e fica em prisão preventiva.

22 de Maio
O advogado de José Sócrates diz que vai recorrer do prolongamento da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro. O amigo de Sócrates, Carlos Santos Silva, vê alterada a medida de coacção de prisão preventiva para prisão domiciliária, com pulseira electrónica.

8 de Junho
José Sócrates recusa a proposta do Ministério Público para ficar a aguardar o desenrolar do processo em casa com vigilância electrónica e prefere ficar em prisão domiciliária.

30 de Junho
O ex-primeiro-ministro reivindicou a condição de preso político e atribuiu a sua prisão a uma tentativa de impedir a vitória do PS nas próximas legislativas.

20 de Agosto
Em mais uma carta enviada à comunicação social, afirma que o processo contra si "tem como verdadeira motivação" impedir a vitória do PS nas legislativas.

4 de Setembro
O juiz Carlos Alexandre determina por despacho a prisão domiciliária de José Sócrates, que se encontrava detido em prisão preventiva há 288 dias.