Emissão Renascença | Ouvir Online

E se um dia o multibanco lhe der troco em moedas?

02 set, 2015

As caixas ATM estão em Portugal há 30 anos. Actualmente, existem mais de 13 caixas e 280 mil terminais nas lojas.

E se um dia o multibanco lhe der troco em moedas?

Foi há 30 anos que pela primeira vez os portugueses levantaram dinheiro num multibanco (MB). Hoje é quase inimaginável o dia-a-dia sem o chamado dinheiro de plástico. Portugal é o país da União Europeia com mais terminais ATM “per capita”.

No entanto, a máquina, já com mais de 60 funcionalidades, ainda pode ser melhorada.

“Uma das soluções que estamos a estudar é, por exemplo, um utilizador que queira fazer um carregamento de telemóvel com notas. Imagine, fazer um carregamento de sete euros e meio com uma nota de 10 e poder receber o troco desse carregamento em moedas”, explica à Renascença a directora de Comunicações da SIBS, Maria Antónia Saldanha.

Outra inovação, que em breve pode vir a ser uma realidade, é a transformação do telemóvel num cartão de débito: “O futuro reserva-nos a possibilidade de usar o multibanco no telemóvel, poder fazer compras apenas com o seu número de telemóvel no supermercado, por exemplo.”

Em 1985, o primeiro multibanco de Lisboa foi instalado no Banco Nacional Ultramarino (BNU) no Rossio e, no Porto, no Banco Borges e Irmão (BBI) na Rua Bonjardim.

Actualmente, segundo a SIBS, existem cerca de 13.000 caixas de Multibanco, mais de 280 mil terminais de pagamento nas lojas e mais de 19 milhões de cartões em circulação.

"O serviço MB é único no mundo. Os portugueses são os únicos que podem usar qualquer cartão em qualquer lugar, a qualquer hora. É algo que não acontece noutros países. Por isso, cumpre a sua missão de proporcionar eficiência e ajudar os portugueses a libertarem o seu tempo para o que é mais importante", lembra a presidente executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé.