Emissão Renascença | Ouvir Online

Greve na Groundforce com adesão de 90%

29 ago, 2015

O número é avançado pelo SITAVA à Renascença que alerta para a possibilidade de haver cancelamentos de voos durante o fim-de-semana.

Greve na Groundforce com adesão de 90%

A adesão à greve dos trabalhadores da Groundforce, empresa que faz a assistência em terra dos aeroportos, é de 90% até às 8h00 deste sábado.

O valor é adiantado à Renascença pelo dirigente do SITAVA, Fernando Henriques, que avança ainda que já está a haver atrasos nos voos que partem de Lisboa. O cancelamento de ligações aéreas também é hipótese.

“A adesão é bastante elevada. Podemos dizer que nos turnos da noite e até às 8h00 a adesão foi de 90% nos sectores operacionais. Em sectores que deviam entrar 150 pessoas, entraram apenas 15”, diz Fernando Henriques.
O dirigente sindical adianta ainda que os atrasos nos voos já “rodam os 30, 40, 45 minutos”.

“A tendência de adesão à greve a manter-se durante o dia de hoje a amanhã pode ter o efeito de bola de neve que leve ao cancelamento de voos”, sublinha.

Os trabalhadores da SPdH - Serviços Portugueses de Handling (Groundforce Portugal) contestam a "postura de desrespeito" da empresa de assistência em terra e reivindicam a revisão dos horários de trabalho e dos salários e o fim da precariedade laboral.

O dirigente do SITAVA acrescenta ainda aquilo que considera serem irregularidades cometidas pela ANA e a Groundforce durante a greve que vai durar 48 horas.

“A empresa está a utilizar os trabalhadores temporários. E há uma irregularidade e ilegalidade que é introduzir esses trabalhadores por canais de passagem que não são permitidos. Há trabalhadores que não podem aceder ao terminal de carga, e com a conivência da ANA estão a ser introduzidos pela Groundforce na placa do aeroporto através do terminal de carga” acusa Fernando Henriques.

A ANA Aeroportos aconselha os passageiros com viagem marcada para fazerem o “check-in” pela Internet ou a chegarem mais cedo ao aeroporto.