Emissão Renascença | Ouvir Online

Nuvens de manhã e vento à tarde durante esta semana

03 ago, 2015

Na Madeira, o tempo quente colocou o arquipélago de amarelo e o risco de exposição aos raios ultravioletas está no máximo (nível 10). No continente, o risco é grande na maior parte do território.

A primeira semana útil de Agosto começa cinzenta. Esta segunda-feira, pode chover, mas o resto da semana deverá ser seco, apesar da ameaça das nuvens de manhã.

“No início da semana, teremos períodos de céu muito nublado no litoral Norte e Centro e na região Sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve e Baixo Alentejo”, refere à Renascença a meteorologista Cristina Simões, do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“As temperaturas tendem a descer ligeiramente e, a partir de quarta, voltam a subir um pouco. Não há oscilações muito grandes nos valores da temperatura máxima”, sublinha.

“A partir de terça-feira, temos um céu pouco nublado ou limpo, alguma nebulosidade no litoral, mas que tende a dissipar tudo durante a manhã. O vento está fraco a moderado no litoral, mas a intensificar-se ao final do dia. Os dias de semana são todos muito semelhantes, com nuvens de manhã e à tarde com vento”, finaliza.

Quanto a temperaturas para esta segunda-feira, Lisboa deve atingir uma máxima de 29 graus, o Porto de 24, Bragança de 33, Viseu de 30, Coimbra de 28, a Guarda de 30, Castelo Branco de 25, Portalegre de 34, Évora de 35, Beja de 34, Faro de 26, Santarém de 31, o Funchal de 26, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores de 25.

Risco máximo de exposição aos raios ultravioletas
O risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) está muito alto em grande parte do território português, esta segunda-feira, com Porto Santo e o Funchal a apresentarem risco extremo, atingindo o nível 10.

No arquipélago da Madeira, o conselho é, pois, que se evite, o mais possível, a exposição ao sol.

Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Viseu e Vila Real registam um índice de UV muito alto (entre 8 e 10).

Os índices UV variam entre menor do que dois (em que o UV é Baixo), três a cinco (Moderado), seis a sete (Alto), oito a dez (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

Para o risco muito alto, recomenda-se a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que proteja ombros e peito, guarda-sol e protector solar de índice elevado. É de evitar a exposição das crianças ao sol, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.

As medidas de protecção aconselhadas para o risco alto (entre 6 e 7) passam pelo uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que abranja ombros e peito e protector solar a partir de índice 30.

Madeira com aviso amarelo
O arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo esta segunda-feira, devido à previsão de tempo quente. É o terceiro aviso mais grave de uma escala de quatro e prolonga-se até às 18h00 de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo.

A previsão do tempo aponta para céu em geral pouco nublado, com o vento a soprar em geral fraco do quadrante norte. Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima.