Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 500 bombeiros combatem chamas em Tomar

07 jul, 2015 • Celso Paiva Sol

Chamas provocaram cinco feridos ligeiros. As autoridades estão a posicionar meios no caso de ser necessário evacuar populações.

Mais de 500 bombeiros combatem chamas em Tomar

Mais de 500 bombeiros de vários pontos do país, apoiados por 160 viaturas, estão a combater um incêndio de grandes dimensões que lavra em Tomar, no distrito de Santarém. 

O fogo tem três frentes activas e está a destruir áreas de eucalipto, mato e terrenos agrícolas, avançada pelas 21h00 desta terça-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os mais de 500 operacionais já não contam com os meios aéreos, que se retiraram do teatro de operações com o cair da noite.

O fumo intenso que se faz sentir na região obrigou ao corte da A23, entre o nó de Madeiras e o nó de Constância leste.

Este incêndio de grandes dimensões já provocou cinco feridos ligeiros: dois bombeiros e três civis, avança a SIC Notícias.

Destas vítimas, duas ficaram feridas na localidade de Casal do Rei. Tratam-se de um civil, que sofreu queimaduras de primeiro grau (mais ligeiras) e um bombeiro.

Em declarações à Renascença ao final da tarde, o comandante da Protecção Civil no distrito de Santarém, Mário Silvestre, adianta que “o incêndio encontra-se a arder com muita intensidade, o vento no local é muito forte, com muitas projecções, com grandes dificuldades de combate e não está ainda dominado”.

“O fogo lavra em quatro concelhos: Tomar, Barquinha, Constância e Abrantes”, refere o comandante Mário Silvestre.

Estão a ser pré-posicionados meios de transporte para o caso de ser necessário evacuar localidades que estejam no caminho do fogo.

[notícia actualizada às 21h21]