Tempo
|

Falha no sistema informático deixa balcões dos CTT a meio gás

06 jul, 2015

Problema afecta balcões de todo o país. São muito limitadas as operações disponíveis, como por exemplo, a venda de selos ou levantar encomendas.

Falha no sistema informático deixa balcões dos CTT a meio gás
Os correios estão sem sistema informático em todo o país. São muito limitadas as operações disponíveis aos balcões dos CTT, como por exemplo, a venda de selos ou levantar encomendas. Os serviços financeiros estão parados.

Ao que a Renascença apurou, o problema foi detectado esta manhã, quando os funcionários se preparavam para começar a trabalhar.

“O problema tem vindo a acontecer todas as segundas-feiras, mas não com esta gravidade. O sistema leva cerca de 20 minutos a arrancar e depois vai abaixo, vem acima”, descreve Vítor Narciso, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

“Não sei se é feito algum reboot ao fim-de-semana. Mas à segunda-feira, o sistema demora a arrancar e depois entra em conflito com o sistema de gestão de senhas”, justifica.

Nestas declarações, reconhece que tem recebido telefones de várias estações do país” onde isto está a acontecer. “O sistema é que comanda isto tudo. Não havendo, não pode haver operações.”

Problemas que também têm acontecido nos centros de distribuição de correio, nomeadamente nos registos.

A Renascença procurou esclarecimentos junto da administração. A justificação veio por email: “O sistema informático dos CTT esteve brevemente offline até às 9h50 de hoje em virtude de uma actualização e está já a funcionar como esperado. Esta interrupção foi esporádica e grande parte dos serviços continuou a ser prestado aos clientes de modo manual”.