Emissão Renascença | Ouvir Online

Manifestantes pedem Europa solidária com Atenas

04 jul, 2015

Protesto decorreu este sábado em Lisboa. A Grécia realiza este domingo um referendo decisivo.

Algumas centenas de pessoas estiveram, ao final da tarde, concentradas numa manifestação em Lisboa em defesa do "Oxi" (Não) no referendo de domingo na Grécia, reclamando uma Europa solidária para com Atenas.

Os manifestantes começaram a concentrar-se cerca das 18h30 no Príncipe Real e alguns minutos depois deslocaram-se para o largo Jean Monnet, onde se situa o edifício da Comissão Europeia em Lisboa, num percurso inferior a um quilómetro.

A Grécia vota no domingo em referendo as propostas apresentadas pelos credores internacionais - FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - em troca de ajuda financeira.

Cartazes pedindo o "Oxi" no referendo foram uma constante na manifestação desta tarde, ao lado de bandeiras da Grécia e palavras de ordem contra as instituições, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Governo grego, acredita, "está a honrar o seu compromisso", e a Europa "está mal", devendo ser retomadas as negociações entre Atenas e os credores.

Os manifestantes chegaram cerca das 20h00 ao edifício da Comissão Europeia em Lisboa, fechando a jornada de luta depois da intervenção de alguns cidadãos.