Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministra quer acordo na polícia. Com ou sem aval de todos os sindicatos

02 jul, 2015

Novo estatuto profissional está a dividir os sindicatos.

Ministra quer acordo na polícia. Com ou sem aval de todos os sindicatos

A ministra da Administração Interna está empenhada na aprovação do novo estatuto profissional da PSP, com ou sem ou acordo de todos os sindicatos.

Anabela Rodrigues, na cerimónia oficial de aniversário da PSP, deixou esta quinta-feira implícito que irá vingar o acordo que já alcançou com os dois maiores sindicatos da polícia.

“O estatuto da PSP está a ser negociado. Entrou agora na fase de negociação suplementar que terá lugar amanhã [sexta-feira]. Relativamente aos sindicatos, cada um vale por si e é tratado como se fosse o único. Seria desejável que se pudesse chegar a acordo com todos os sindicatos. Se isso não for possível, chegar-se-á e já se chegou a acordo com aqueles que foi possível chegar”, disse a ministra aos jornalistas.

Quem não concorda, promete contestação. Henrique Figueiredo, presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (SNOP) e organizador de um jantar de reflexão marcado para esta quinta-feira à noite, admite a convocação de outras acções.

Em dia de aniversário ficou bem claro que a PSP vive um momento de grande tensão interna. As negociações para a elaboração de um novo estatuto profissional estão a dividir os sindicatos. Alguns estão ao lado da ministra da Administração Interna e outros frontalmente contra.

Os dois maiores sindicatos da PSP estão dispostos a assinar a versão a que já conseguiram chegar nas negociações com o Ministério, mas os restantes dizem que é um mau acordo e deve ser contestado.

Para sexta-feira está marcada uma vigília de polícias no Terreiro do Paço, convocada pelo Sinapol. Já esta quinta-feira, os oficiais da PSP vão reunir-se num jantar de protesto.