Tempo
|

Cursos profissionais. "Há um atraso muito significativo" na aprovação de turmas

02 jul, 2015

Escolas estão a aceitar matrículas, mas ainda não sabem se turmas vão ser aprovadas pelo Ministério da Educação.

Os cursos profissionais a leccionar nas escolas no próximo ano lectivo ainda estão por aprovar. Os directores escolares falam em atraso significativo e dão uma semana ao Ministério da Educação como limite para a homologação dos cursos.

Numa altura em que as escolas recebem cada vez mais inscrições para os cursos profissionais, o Ministério da Educação repete o atraso do ano passado em homologar as turmas.

O vice-presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais, Amadeu Diniz, diz que o interesse dos alunos supera o número de vagas, numa altura em que as escolas ainda não sabem qual a oferta que podem ter a partir de Setembro.

“Há um atraso muito significativo em relação à aprovação do número de turmas. As escolas estão a aceitar as matrículas sem saberem se as turmas a que se candidataram vão ser aprovadas nem qual o financiamento a que vão ter direito para fazer face às despesas”, afirma Amadeu Diniz.

Em causa estão 160 escolas, que no último ano lectivo acolheram um total de 40 mil alunos.

A indefinição quanto aos cursos que podem abrir em Setembro afecta também as escolas públicas. O presidente do Conselho das Escolas, José Eduardo Lemos, dá uma semana como prazo limite para o Ministério da Educação ter uma resposta.

Daqui a uma semana são afixadas as notas dos exames do 9º ano. Os directores das escolas exigem que, até lá, o ministério de Nuno Crato se decida quanto aos cursos profissionais que podem abrir em Setembro, para as escolas avançarem com as matrículas dos alunos.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Educação fez saber que não responde.